Com a chegada do inverno e as temperaturas mais baixas, muitas vezes, só colocar uma roupinha mais quente e um cobertor para o pet podem não ser suficientes. Sabia que os cães também ficam gripados?
A gripe dos cachorros é também chamada de Tosse dos Canis ou Traqueobronquite Infecciosa Canina. Ela é causada não só por um, mas por vários agentes infecciosos, tanto vírus, como bactérias. Essa doença é muito comum e acontece bastante nesta época do ano.
Como meu cão pegou gripe?
A transmissão ocorre da mesma forma que a gripe humana: através do contato entre um animal doente e outro animal com baixa imunidade, mas também através do ar e objetos contaminados. As secreções respiratórias dos espirros e tosse contêm uma alta carga de vírus e bactérias, que quando encontram um cãozinho “desavisado”, transformam-no na vítima perfeita.
Quais são os sintomas?
Os sintomas são tradicionais: tosse, espirros, desidratação e secreção. Em alguns casos o animal pode ter febre e costuma ficar mais apático, quietinho e sem apetite. Se a doença se agravar, o quadro pode evoluir para pneumonia, levando o pet a óbito. Fique de olho.
Qual o tratamento?
O tratamento irá depender de acordo com a avaliação clínica, pode variar de apenas um xarope ou a necessidade de antibióticos e internação, portanto sempre é melhor a avaliação de um profissional.
Como prevenir?
A gripe pode ser causada por um ou vários agentes, mas através da vacinação, principalmente, é possível proteger o animal contra alguns dos principais causadores da tosse dos canis. Além disso, devemos manter o animal com boa alimentação e com a saúde em dia, para que ele possa manter sua imunidade protetora. Devemos, sempre que possível, evitar a aglomeração e estresse dos animais.
Se perceber que seu cãozinho está apresentando algum destes sintomas, o veterinário deverá ser consultado. Não realize nenhum tipo de medicação sozinho em seu animal. Lembre-se: alguns medicamentos humanos são contraindicados para cães e gatos.
Fonte: Lupus